A importância da internet na administração
As organizações têm buscado lidar com o comportamento humano, tendo por desafio motivar e conscientizar as pessoas que a compõem à prática da inovação como meio de obter vantagem competitiva nos negócios.
Com a evolução tecnológica, o crescente acesso a informações aumentam a percepção das pessoas para os fatores que influenciam o desempenho organizacional, e, com a popularização do uso da Internet, que representa uma interligação mundial de várias redes de computadores, as empresas encontram um meio de comunicação com os seus públicos internos e externos, agilizando a propagação de suas diretrizes estratégicas.
Esse fato traz à tona a discussão dos principais desafios gerenciais advindos da utilização da Internet pelas empresas e seus conseqüentes impactos no comportamento estratégico das organizações.
1. e-business
O Electronic Business é o termo utilizado para identificar os negócios efetuados por meios eletrônicos, também associados ao termo comércio eletrônico. Como definição, podemos dizer que e-business são negócios feitos através da internet, desde contato direto com consumidores e fornecedores e como também análises de mercado, análises de investimentos, busca de informações sobre o macroambiente, pesquisa de mercados.
“E-business tem como aplicação a criação de sistemas capazes de prover comunicação entre empresas agilizando os processo de compra e venda entre as mesmas, existem inclusive sistemas que fazem pedido automáticos para outras empresas de acordo com o seu estoque de produtos, facilitando assim todo o processo de fabricação e venda, melhorar a disponibilidade de produtos de acordo com a demanda pelos mesmos.” (http://pt.wikipedia.org)
2. Canal de marketing
A rede mundial passou a figurar como um dos principais meios de execução das atividades organizacionais, revelando capacidade de potencializar a produtividade e eficácia através da padronização e disponibilização de instrumentos para a execução de funções administrativas, financeiras, mercadológicas, comerciais, logísticas, produtivas e outras tantas no processo operacional das organizações, nesta lógica o marketing passa a ser uma ferramenta associada à tecnologia e a intercomunicabilidade de rede interna e externa, a um custo consideravelmente baixo.
3. Tecnologia de informação.
A internet é um canal de comunicação essencial ao processo estratégico empresarial no momento em que a rede mundial se torna um elemento irreversível nos negócios, adotando esse canal como meio de implementação e controle estratégico.
As organizações buscam capacitar seus funcionários, estreitarem seus laços comerciais, gerenciar toda informação que norteiam a empresa como um todo e as mesmas encontram na internet a ferramenta necessária para desempenhar essas funções, melhorando desde a logística de produção até o alto grau de gestão da empresa.
4. Avanço tecnológico nas ferramentas de trabalho Para manter o pessoal motivado para que tenha responsabilidade é uma questão de atitude organizacional. As ferramentas digitais podem adicionar flexibilidade, possibilitando a solução de problemas em horas, em vez de dias, proporcionando assim uma grande vantagem competitiva ao negócio.
O trabalho de dimensão individual, repetitivo, é exatamente o que os computadores, robôs e outras máquinas sabem fazer com perfeição - e que os trabalhadores humanos quase sempre detestam. Na era digital, é necessário fazer com que os funcionários desenvolvam o máximo em suas tarefas.
5. Recursos Humanos
Sobre a gestão do conhecimento, Gates (op. cit.) argumenta que uma cultura colaborativa, estimulada pelo fluxo de informações, faz com que as pessoas em toda a empresa estejam em contato umas com as outras.
Outro potencial de aplicação da Internet para o processo administrativo empresarial apontado por Gates (op. cit.) seria a possibilidade de transferir as tarefas que não estejam diretamente envolvidas com as competências essenciais da empresa a terceiros, usando tecnologia moderna de comunicação para trabalhar em conjunto com as pessoas - agora parceiros, em vez de empregados.
A Era da Informação, que nos permitiu fazer as coisas de maneira mais rápida devido à contínua aceleração da capacidade de processamento dos computadores, abre espaço para o surgimento da Era da Comunicação, como resultado da crescente possibilidade de conexão entre todos os computadores - em grande parte devido à Internet - e o exponencial crescimento da capacidade de banda para comunicação, o que vem de encontro aos anseios de qualquer empresário, quer seja no aumento das parcerias organizacionais ou no aumento de sua própria capacidade de vencer “sozinho”.
BIBLIOGRAFIA
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. In: Novo Dicionário da Língua Portuguesa.
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, [ s.d].
GATES, Bill. A empresa na velocidade do pensamento: com um sistema nervoso digital. São Paulo, Companhia das Letras, 1999.
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