A informática na Administração
A importância da informática é tanta que influencia até mesmo o perfil do profissional moderno, que tem que ter hoje, como exigência da grande maioria das empresas, pelo menos uma base de conhecimentos de operação de computadores.
Quem não sabe utilizar um computador ou desconhece um vocabulário mínimo de inglês — a língua mais falada na Internet e que já é requisito para profissionais que trabalham na área — está condenado a perder boas oportunidades de emprego.
As ferramentas contidas em um simples microcomputador permitem a organização das empresas em diversos níveis. Essas ferramentas servem para facilitar cada vez mais o trabalho de profissionais, principalmente na área de gerência, diretoria e presidência, que lidam com constantes tomadas de decisões, hoje cada vez mais urgentes, principalmente em tempo crise.
A utilização da internet ajuda a desburocratizar a vida das empresas. Cerca de 72% dos serviços do governo federal são oferecidos na rede mundial de computadores. O mais conhecido é o recebimento de declaração de Imposto de Renda.
A comunicação por e-mail permite a transferência de uma quantidade enorme de conhecimento de um ponto a outro do planeta. Conversas pela rede mundial de computadores são mais baratas que por meio de telefone.
Fatores de sucesso: essenciais a todo profissional de Tecnologia da Informação (TI)
Ter uma boa comunicação oral: muito importante, pois profissionais de TI tem uma grande interação com pessoas sejam fornecedores, clientes, ou parceiros. É essencial possuir uma linguagem formal e correta no ambiente de trabalho.
Escrever bem: boa redação, vocabulário rico e bom conhecimento do português.
Ser um negociador: saber técnicas de negociação, importante na hora de negociar diretamente com o fornecedor, clientes.
Estudar conceitos de administração: fundamental a todos os profissionais de TI saberem não só o conceito de informática, mas terem uma visão maior do negócio agregando conceitos de marketing, finanças, contabilidade entre outros. O objetivo do profissional de TI não é desenvolver uma ferramenta, mas sim disponibilizar maior agilidade processos e reduzir custos.
Saber o alinhamento dos objetivos de TI ás estratégias do negócio: devem ser estabelecidos e repassados aos profissionais todos os objetivos da área de tecnologia e o seu alinhamento as metas da empresa.
Usar e conhecer metodologias que regem um processo de desenvolvimento: importante que o profissional de TI acompanhe os projetos, planos de ação, objetivos das ações realizadas, procurando analisar a melhor forma de comunicação entre os setores que o projeto será desenvolvido.
Comentários
Postar um comentário